Atualização 12 de Setembro - OTA
War machine meme ou meta?

Em grande parte, o metagame anda em estado de paz. A taxa de uso do Arishem decaiu de forma consistente desde a nossa última alteração no Loki, e também não chegou perto do fundo do poço no momento de escrita dessas notas. O Homem-Aranha Simbionte deu uma mexida no jogo, mas nenhum deck, tanto novo quanto antigo, se apresentou como uma anomalia de taxa de vitória e de cubos ainda. Sendo assim, vamos fazer pequenas alterações competitivas e, de forma geral, dar um carinho para certas cartas mais antigas.
Homem-Areia
- [Antigo] 5/6 - Ao Revelar: os jogadores só podem jogar 1 carta no próximo turno.
- [Novo] 5/7 - Ao Revelar: no próximo turno, as cartas custam 1 a mais (máximo de 6).
"Contávamos com o Homem-Areia para servir de pressão contra decks fortes que ameaçam jogar muitas cartas no fim do jogo. Porém notamos que, em metajogos que fornecem essa abertura para o vilão arenoso, os decks dele acabam sendo experiências frustrantes por si só. De certa forma é um problema parecido com o que tínhamos no Sanguessuga, então vamos tentar um ajuste parecido. Diminuir a penalidade do Homem-Areia fará com que ele seja menos eficiente em “travar” o jogo, ao mesmo tempo em que ainda afeta significativamente planos de jogo que envolvem muitas cartas de uma vez."
Harpia
- [Antigo] 6/10 - Custa 1 a menos para cada carta sua em campo que não começou no seu deck.
- [Mudança] 6/10 -> 6/9
"A Harpia tem sido uma das cartas mais fortes em alguns decks mais dominantes ultimamente, então vamos tirar um Poderzinho dela. É bem comum que alguns jogadores considerem ela virar 6/9 como um fortalecimento, graças à vulnerabilidade ao Shang-Chi, mas isso nunca foi comprovado em casos similares. Se, por algum motivo, isso se tornar verdade para a Harpia, vamos abordar a situação assim que tivermos certeza."
Aero
- [Antigo] 5/9 - Ao Revelar: move a última carta controlada pelo inimigo em qualquer lugar para este local.
- [Mudança] 5/9 -> 5/10
"Também estamos cientes que um dos papéis mais recentes da Harpia tem sido oferecer apoio ao Skaar, então investigamos alguns candidatos com Poder próximo a 10 que merecem uma ajudinha. Aero é um desses casos, e a consideramos como candidata ideal entre as cartas de Custo 5, tendo em mente que a habilidade não é benéfica em todos os casos de jogo."
Gata Negra
- [Antigo] 4/9 - Se esta carta estiver na sua mão no final do turno, descarte-a.
- [Mudança] 4/9 -> 4/10
"Na mesma lógica, vimos que a Gata Negra decaiu bastante após os ajustes na Hela e no Cavaleiro Negro, então vamos dar um ponto de Poder para ela e ver como isso afeta a taxa de uso."
Motoqueiro Fantasma
- [Antigo] 4/3 - Ao Revelar: traz de volta uma de suas cartas descartadas para este local.
- [Mudança] 4/3 -> 4/4
"O Motoqueiro Fantasma é uma carta muito legal, e gostamos que ele fique bem posicionado como parte de um mini combo que alguns decks podem jogar. Lembramos bem como o Motoqueiro Fantasma em Custo 3 era forte nos tempos de beta, então decidimos não arriscar uma mudança tão drástica dessa vez. Veremos até onde esse Poder leva ele, e vamos avaliar daí para frente."
Garota da Lua
- [Antigo] 4/4 - Ao Revelar: duplica sua mão.
- [Mudança] 4/4 -> 4/5
"Outra carta capaz de fazer combos únicos, os holofotes da Menina da Lua desviaram bem rápido quando o Loki invadiu nossa linha do tempo. Gostaríamos de explorar formas de retornar esta carta para suas antigas glórias, e na verdade até experimentamos uma versão de Custo 3 internamente, mas... ela ficou completamente quebrada e superpoderosa, então não esperem que essa mudança aconteça no futuro próximo. Pensamos em adicionar mais Poder, mas como os decks de Harpia andam muito fortes, decidimos dar um passo de cada vez."
Máquina de Combate
- [Antigo] 4/7 - Ao Revelar: nada pode impedir que você jogue cartas em qualquer lugar até o final do próximo turno.
- [Novo] 4/7 - Constante: nada pode impedir que você jogue cartas em qualquer lugar.
"Muitos jogadores observaram que a nova mecânica de Ativar tinha o potencial de funcionar bem no Máquina de Combate. Concordamos que pode funcionar, mas após alguns testes, até mesmo um Máquina de Combate 3/5 com Ativar não era tão eficiente quanto gostaríamos. Cartas com pico de poder logo antes do Turno 6 não são ideais para Ativar. Então vamos aplicar o plano C aqui, mudando de Ao Revelar para Constante."
Agatha Harkness
- [Antigo] 6/14 - Agatha aparece na sua mão inicial e joga as cartas por você.
- [Novo] 6/14 - Agatha aparece na sua mão inicial. Ela joga suas cartas por você em Turnos pares.
Estamos todos muito animados para ver mais da Kathryn Hahn em Agatha Desde Sempre, então decidimos comemorar a série e liberar a nossa Agatha também. Hoje em dia ela está muito mais interessada em parcerias igualitárias, até mesmo concedendo uns turnos para os jogadores em vez de pegar tudo para si. Porém não ajustamos nenhuma outra funcionalidade dela, ela ainda aparecerá como uma carta bônus na mão!
Será que War Machine vê jogo??
O metagame continua estável, com algumas cartas recebendo ajustes para melhorar o equilíbrio. O Homem-Areia teve sua habilidade alterada para aumentar o custo das cartas em vez de limitar jogadas. Cartas como Harpia, Gata Negra, e Motoqueiro Fantasma sofreram ajustes de poder para balanceamento. Agatha Harkness agora joga apenas nos turnos pares, trazendo mais controle ao jogador. Aero e Máquina de Combate também receberam mudanças significativas.
O que vocês acharam dessas alterações? Deixem suas opiniões!